por em Avisos

Regras gerais para a apresentação

Existem algumas exigências mínimas quanto ao formato. Uma boa apresentação deve seguir a seguinte estrutura:

Formato do Papel recomenda-se usar papel de boa qualidade (75g/m²), formato A4 (210 x 297 mm), para a impressão das atividades. Use somente um dos lados da folha.

Fontes: devem ser do tamanho médio (corpo 12) e redondas (Arial, Verdana ou Times NewRoman). Os títulos das seções ou partes da atividade deverão ser impressos em corpo maior que o utilizado no texto e podem ser destacados utilizando itálico ou negrito.

Margens são formadas pela distribuição do próprio texto, no modo justificado ou alinhado à esquerda, seguindo o padrão 3cm para as margens esquerda e superior, e de 2cm para as margens direita e inferior.

Espaçamento entre linhas: o texto corrido deve ser impresso em espaço 1,5 entre as linhas.

Parágrafos (recuo da 1 ª linha): padronizar os parágrafos com 3cm, a partir da margem esquerda.

Numeração: as páginas devem ser numeradas, sequencialmente, com algarismo arábico, a partir da primeira folha textual, no canto superior direito da folha.

Como configurar e formatar as páginas da atividade

No Microsoft Word:
Arquivo – configurar página – superior 3 cm – inferior 2 cm – direita 2 cm – esquerda 3 cm
No Open Office Writer
Formatar página – esquerda 3cm – direita 2cm – superior 3cm – inferior 2cm
Elementos pré-textuais

Capa

A capa deverá conter todos os elementos necessários para a identificação da atividade. Por essa razão, são itens obrigatórios: nome da escola, nome (s) do (s) aluno (s), número de chamada e ano, título da atividade, nome do professor e disciplina além do local e data. A disposição dos elementos exigirá um padrão fixo, conforme segue:
– Nome da Escola – fonte tamanho 14, centralizado, maiúsculo e em negrito
– Nome do aluno – fonte tamanho 12 e centralizado
– Título da atividade – fonte tamanho 16, centralizado e destacado em negrito
– Nome do professor e da disciplina – fonte tamanho 12 e alinhamento à direita
– Local e data – cidade da instituição de origem da atividade e, abaixo deste, o ano em que a atividade foi escrita, ambos centralizados.
Dica: Nunca utilize como título “Atividade de…”. O título deverá fazer referência ao tema central abordado na atividade. Por exemplo: Petróleo, ao invés de Atividade de Ciências; A qualidade de vida no centro de São Paulo , ao invés de Atividade de Geografia.

Sumário

O sumário é a parte de um documento que apresenta seu conteúdo enumerando as principais divisões, seções e outras partes, na ordem em que se sucedem, logo após a capa. Não confundir com índice.
Índice indica a relação da matéria e sua localização no texto, e Sumário designa um pequeno resumo destinado a orientar o leitor. Em suas atividades, utilize o ÍNDICE.

Elementos textuais

Introdução: apresenta-se o tema que deverá ser abordado. Sua ideia principal é tratar de maneira geral o assunto da pesquisa. Por esse motivo, deverá conter informações que facilitem o entendimento do assunto.
É importante que durante a elaboração da introdução possam ser respondidas as seguintes questões:
Qual é o assunto tratado na atividade?
Qual é o seu objetivo ao abordar esse assunto?
Desenvolvimento: é a parte mais extensa da atividade. Nele, as ideias deverão ser expostas e desenvolvidas com objetividade e clareza, podendo ser dividido em capítulos, títulos e subtítulos.
Essa parte da atividade poderá ser enriquecida com imagens, tabelas e gráficos, mas é necessário que exista ligação destes elementos com o texto. Por essa razão, é importante identificar por meio de legendas cada um dos elementos gráficos utilizados no trabalho. Podemos considerar como ilustrações: gravuras, fotografias, mapas, desenhos, tabelas, quadros, entre outros. Essas imagens obedecem à numeração sequencial própria, em algarismos arábicos, que independe da paginação.
Dê preferência a inserir as imagens ao invés de colá-las.
Quando utilizar trechos integrais da fonte consultada, é imprescindível indicá-los entre aspas.
Conclusão: é, obviamente, com a conclusão que se encerra a atividade. Nela deverá ser feita uma exposição resumida dos dados trabalhados e do diagnóstico final da questão colocada. Não esqueça que as conclusões devem ser baseadas naquilo que foi proposto.

Elementos pós-textuais

Referências bibliográficas: é por meio das referências que se relacionam quais foram os materiais utilizados na estruturação da pesquisa. Porém podem fazer parte de uma lista de referências: livros, revistas, jornais, Cd-rom, filmes, páginas da Internet, entre tantos outros.
Exemplos:
RAMOS, Péricles da Silva. Poesia barroca. São Paulo: Melhoramentos, 1970.
HTTP://www.memoriadapropaganda.org.br/ – acesso em 07/06/06 – 14h

Observações

Ao término da organização da atividade, lembre-se de grampear as folhas, não as entregue soltas;
Essas orientações serão levadas em consideração por todos os professores e suas respectivas disciplinas, desde perguntas e respostas até pesquisas requisitadas;
O não cumprimento dessas orientações acarretará em descontos na nota atribuída à atividade.

Lembre-se: “Seu professor estará sempre pronto para orientá-lo”

Comentários e pings estão encerradas.

Comentários fechados.